Avaliação Neuropsicológica

Esse procedimento serve para avaliar, de forma detalhada, as condições de funcionamento mental de uma pessoa. São avaliados a atenção, memória, linguagem, raciocínio lógico, planejamento, percepção visual, percepção espacial, estados do humor e características da personalidade. Os resultados obtidos nessa avaliação são importantes dados auxiliares ao diagnóstico médico de diversas morbidades neurológicas, psiquiátricas e comportamentais. Além disso também é uma forma de acompanhamento do desenvolvimento e evolução dessas morbidades, para a maior precisão prognóstica. Normalmente é indicada para pessoas com suspeitas de déficits cognitivos, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, distúrbios de aprendizagem, doenças demenciais, autismo, dislexia, histórico de acidente vascular cerebral, histórico de lesão cerebral, etc.
A avaliação neuropsicológica consiste em uma bateria de testes psicológicos específicos, que irão avaliar de forma quantitativa e qualitativa as funções mentais do paciente. É muito importante que os testes psicológicos utilizados sejam aprovados para uso na população brasileira pelo conselho federal de psicologia, pois testes padronizados para populações de outros países irão fornecer dados incondizentes com a realidade sóciodemográfica, podendo apresentar falsos déficits em seus resultados. 
Quanto aos testes neuropsicológicos a serem utilizados, existe hoje no mercado brasileiro muitas opções, que variam quanto ao custo, complexidade e qualidade de dados fornecidos. Esses testes são classificados entre padrão ouro, padrão prata e padrão bronze, sendo os de padrão ouro os mais completos, complexos e custosos.
O custo dessa avaliação varia conforme o tempo gasto (cobrado por hora de trabalho) e o padrão dos testes utilizados, e é referenciado pela Tabela de Honorários Psicológicos divulgada pelo Conselho Federal de Psicologia através do site www.pol.org.br .

AVALIAÇÃO PADRÃO OURO

Esse procedimento inclui os testes da Escala Wechsler de Inteligência, o Teste de Classificação de Cartas Wisconsin, o Exame do Estado Mental, o Clinical Dementia Ratting, as Escalas de Avaliação do Humor de Beck e um Teste Projetivo Gráfico. Em casos especiais essa avaliação pode ser incrementada com outros testes psicológicos. Os dados obtidos com essa avaliação são os considerados de maior confiabilidade, além de fornecerem dados qualitativos e quantitativos a respeito de todas as funções cognitivas de uma pessoa. Os resultados indicam não apenas qual capacidade foi afetada, mas também o quanto esta habilidade foi prejudicada, e quais habilidades estão em boas condições e o quanto estão fortes.
Uma avaliação neuropsicológica padrão ouro tem a duração média de 8 consultas (ou 8 horas) de aplicação.

AVALIAÇÃO PADRÃO BRONZE

Essa avaliação utiliza testes mais simples e de rápida aplicação. São inclusos os seguintes testes: Figuras Complexas de Rey, MVR, TEADI, TEALT, Mini Exame do Estado Mental, o Clinical Dementia Ratting, e Escala Hamilton do Estado do Humor. Os dados obtidos nessa avaliação são de boa confiabilidade, e fornecem dados qualitativos a respeito da memória, atenção, percepção visual e organização espacial, bem como estado do humor.
Uma avaliação neuropsicológica padrão bronze tem a duração média de 3 consultas (ou 3 horas) de aplicação.

AVALIAÇÃO PADRÃO PRATA

É considerada padrão prata uma avaliação que contenha testes de complexidade intermediária, no mercado hoje há disponível alguns instrumentos desse nível, como o NEUPSILIN, BPR-5, BPN, TIG, etc. Também pode ser composto por uma variação reduzida da Escala Weschler de Inteligência  (prevista em seu manual), associado à Figuras Complexas de Rey, o Mini Exame do Estado Mental, o Clinical Dementia Ratting, as Escalas do Humor de Hamilton e um teste projetivo gráfico. O resultado obtido  irá informar de forma qualitativa e quantitativa as condições de funcionamento das principais funções mentais do paciente.
Uma avaliação neuropsicológica padrão prata tem a duração média de 5 consultas (ou 5 horas) de aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário